Escritório de Gerenciamento de Projetos

O Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), subordinado ao Núcleo de Gestão Estratégica, foi criado pela Resolução Administrativa Nº 226/2009, tendo sua Política Organizacional de Gerenciamento de Projetos instituída pelo Ato TRT/11ª Região Nº 058/2010/SGP e a metodologia de Gerenciamento de Projetos aprovada pelo Ato TRT/11ª Região Nº 060/2010/SGP.

Um escritório de gerenciamento de projetos (PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio, alinhando os esforços às necessidades estratégicas da organização.

A principal função de um PMO é dar suporte aos gerentes de projetos de diversas maneiras. Especificamente, o Escritório de Projetos do TRT 11ª Região terá, além das já citadas, as seguintes finalidades, com base no Escritório de Projetos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ):

1. Definir, uniformizar e defender padrões, processos, métricas e ferramentas de gerenciamento de projetos;

2. Fornecer informações e histórico de conhecimentos em gerenciamento de projetos para a alta direção e para toda a organização;

3. Atuar de forma proativa no fornecimento de recursos e serviços em gerenciamento de projetos, por meio da prestação de assessoria técnica e metodológica no auxílio à aplicação dos padrões, processos, métricas e ferramentas de gerenciamento de projetos adotados;

4. Atuar no desenvolvimento de competências em gerenciamento de projetos;

5. Criar condições para o aumento da maturidade em gestão de projetos na organização;

6. Criar condições para a redução de riscos em projetos, por meio da melhoria do planejamento;

7. Melhorar o índice de sucesso dos projetos do TRT11;

8. Aumentar a satisfação dos clientes por meio da melhoria da qualidade dos serviços entregues;

9. Monitorar a carteira de projetos estratégicos do TRT11.