Indicadores e Metas Estratégicas


METAS E INDICADORES

Primeiramente, cabe-nos aqui adotar a definição do professor Costa (p. 209-210, 2007) para diferenciar-nos objetivos de metas:

Objetivos são valores quantitativos ou qualitativos a serem mantidos em um dado período. Por exemplo, “manter índice de satisfação dos clientes acima de 95% nas medições semestrais”.

Metas são valores quantitativos ou qualitativos a serem atingidos em certo momento futuro preestabelecido. Quando o período para a implementação de uma estratégia é muito longo e as mudanças planejadas são substanciais, devem-se determinar uma ou mais metas intermediárias, para permitir melhor acompanhamento ao longo do tempo. Como exemplo, podemos usar expressões como “aumentar o índice de satisfação dos clientes para 99% até 2014.

O estabelecimento de metas de superação devem estar suportadas por um forte programa de oferecimento de capacitação, de ferramentas e de meios para alcançar as metas agressivas de seus colaboradores.

Documentos relacionados:

Listagem de Indicadores, Metas e Projetos Relacionados (2010_2014)

Matriz de indicadores e metas do TRT11

Sistema Geplanes – Acompanhamento de Indicadores